Campeonato Nacional de Escalada de Bloco Sub-15, Sub-17 e Sub-19 - 10 de outubro - Soure
A FPME – Federação Portuguesa de Escalada de Competição realiza, no próximo 10 de outubro de 2026, no Pavilhão da Encosta do Sol, em Soure, o Campeonato Nacional de Escalada de Bloco 2026 dos escalões Sub 15, Sub 17 e Sub 19.
A competição será disputada nos géneros masculino e feminino e terá simultaneamente a função de 3.ª e última prova pontuável da Taça de Portugal de Escalada de Bloco 2026.
Os resultados dos atletas nacionais serão considerados para a atribuição dos títulos de Campeão Nacional de 2026 e para a classificação final da Taça de Portugal.
A competição será disputada em duas rondas: Qualificação e Final.
|
Data
10 de outubro de 2026Sábado |
Local
Pavilhão da Encosta do SolSoure |
Escalões
Sub 15 · Sub 17 · Sub 19Masculinos e Femininos |
Inscrições
Até 6 de outubroExclusivamente pelos clubes |
As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente pelos clubes, através da plataforma definida pela FPME, até às 23h59 do dia 6 de outubro.
Caso o limite máximo de 150 atletas não seja atingido, poderão ser admitidas inscrições tardias até 8 de outubro, sujeitas à respetiva sobretaxa.
Poderão igualmente participar atletas estrangeiros filiados em federações nacionais membros da World Climbing, nos termos previstos no Regulamento Específico da competição.


Tânia Chaves alcançou um excelente 3.º lugar na categoria AL2 no Campeonato da Europa de Escalada Adaptada, em Laval, França, confirmando o seu lugar entre as melhores atletas europeias da modalidade. Este resultado assume particular importância no percurso da atleta, permitindo manter a integração no Plano de Preparação Paralímpica e continuar a alimentar a ambição de alcançar o apuramento para os Jogos Paralímpicos Los Angeles 2028.
Estão abertas, de 17 a 28 de agosto de 2026, as pré-inscrições para a 2.ª edição do Curso de Treinador de Escalada de Competição – Grau I, organizado pela FPME e enquadrado no Programa Nacional de Formação de Treinadores.
A Federação Portuguesa de Escalada de Competição manifesta a sua firme oposição à inclusão da Mata de Albergaria, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no percurso da Volta a Portugal em Bicicleta.


A FPME – Federação Portuguesa de Escalada e Competição, em conjunto com o Grupo Desportivo União da Azoia (GDUA), convoca a comunidade escaladora para uma Assembleia Geral de Escaladores, a realizar no dia 18 de julho de 2026, pelas 10h00, nas instalações do GDUA, na Azoia.


