Informação

 

 

 

2020 12 07 paris thumbnail 02O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou em reunião de 7 de dezembro que a escalada Desportiva foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A decisão é mais um marco na história da IFSC, International Federation of Sport Climbing na sequência da inclusão da modalidade  nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e a apenas oito meses da sua  estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O Conselho Executivo do COI confirmou também a proposta de separar as provas de escalada de Velocidade das de Bloco e Dificuldade, aumentando para dois o número de eventos na modalidade assim como o número de medalhas para quatro relativamente às duas de Tóquio 2020.

Também o número de participantes aumentará para 68 em Paris 2024, um aumento significativo relativamente aos 40 que vão competir em Tóquio 2020 em agosto próximo.

Além da Escalada Desportiva, foram também adicionados ao programa dos JO Paris 2024 o Breakdance, o Skate e o Surf.

O presidente da IFSC, Marco Scolaris, disse: 

Estamos gratos ao Conselho Executivo do COI por confirmar a nossa inclusão nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Gostaríamos também de agradecer ao Comité Organizador dos JO Paris 2024 pelo seu apoio constante. pela parte da IFSC este é o resultado do árduo trabalho realizado no ano passado por aqueles que acreditaram no sonho: o Conselho Executivo do IFSC, as Federações Nacionais, atletas, oficiais e funcionários: . Estamos passando pelo momento mais difícil da nossa história devido ao COVID-19, mas temos quatro anos intensos e desafiadores pela frente. Estamos inspirados e motivados. Sendo escaladores, quanto mais difícil for o desafio que enfrentamos, melhor nosso desempenho. ”

A Secretária Geral da IFSC Debbie Gawrych disse:

“É impressionante olhar para trás e ver o quanto conquistámos desde a nossa fundação em 2007. A inclusão no Programa dos JO Paris 2024 é um pilar fundamental no Plano Estratégico da IFSC, e estamos tão preparados e determinados como sempre estivemos para fazer uma estreia brilhante em Tóquio 2020, e um bis ainda melhor em Paris 2024. ”

Os Jogos da XXXIII Olimpíada estão programados para acontecer na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

A FPME é a única federação portuguesa que integra a IFSC e a única reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional para particpar nos Jogos Olímpicos.

UIAA Statement GA20202  GA Participants 2020 web 1024x683 

 

 

 

 

 

 

Nos passados dias 23 e 24 de outubro a UIAA organizou a 1ª AG, on-line.

A Pandemia provocada pelo Covid19 foi a razão substantiva e incontestável para que esta AG se realizasse com estes originais contornos.

Durante o mês anterior, a Direção e Presidente da UIAA, em funções, dedicaram-se exaustivamente a criar as melhores condições técnicas e comunicacionais para que os delegados das federações nacionais filiadas, estivessem presentes de forma constante e participativa.

A FPME como membro associado esteve presente em algumas reuniões preparatórias, na semana que antecedeu a Assembleia.

No dia 24 devido a algumas dificuldades na receção on-line a FPME, através do seu delegado Carlos Gomes, pôde, apenas, assistir ao decorrer da AG através da plataforma Youtube, sendo uma testemunha clara do êxito desta grandiosa reunião dos montanhistas e alpinistas de todo o mundo.

Estiveram presentes 119 delegados e convidados de 63 países, evidenciando-se o facto de terem participado 49 federações na qualidade de membros efetivos, destacando-se o representante português, o CNM. Na assistência à Assembleia do dia 24, estiveram presentes cerca de 250 pessoas representando diversos organismos internacionais incluindo a FPME conforme foi focado anteriormente.

AG IFSC2020 logoPA 2020A XVI Assembleia Plenária da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) decorreu nos dias 13 e 14 de novembro e, mais uma vez contou com a presença da FPME, única federação portuguesa que a integra.

Esta reunião, dividida em dois dias, iniciou-se com a intervenção do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, que parabenizou a IFSC e seus delegados pela capacidade que a federação tem revelado na superação dos desafios causados pela pandemia COVID-19:

“Temos visto nas últimas semanas e meses quer seja no desporto quer na vida que, somos sempre mais fortes juntos. É por isso que estamos felizes por ter parceiros confiáveis, como o IFSC, ao nosso lado.” (Thomas Bach na sua intervenção da XVI PA da IFSC).

Nesta PA, ratificou-se a entrada de mais seis membros:Sport Climbing Fiji (SCF), Uganda Sport Climbing Federation (USCF) , Malta Sport for All (MSFA), Mauritius Sport Climbing Federation (MSCF), Nepal Climbing Sport Association (NCSA), Saudi Climbing and Hiking Federation (SACHF).

informa 4Devido a esta situação que estamos todos a passar, excecionalmente, a FPME vai optar por manter a sede em funcionamento durante todo o mês de agosto. Os moldes do funcionamento serão os mesmos dos últimos meses, ou seja, iremos continuar em teletrabalho.

Esperamos que assim também nós possamos contruir de alguma forma para um regresso gradual à normalidade.

Salientamos que num esforço conjunto da FPME com a Liberty, desde à muito tempo estamos a conseguir que todos os seguros pedidos até quarta feira fiquem ativos na sexta, no entanto são prazos muito apertados e não podemos garantir que seja sempre assim.

Relembramos que os pedidos de seguros anuais devem ser realizados com um prazo mínimo de 10 dias para os seguros Liberty e com 15 dias para os seguros CAF. Relativamente aos seguros diários devem fazer o pedido com um mínimo de 5 dias de antecedência.

CovidMontanha1

A FPME, como federação promotora de atividades de montanha e de ar livre, assim como os seus clubes associados e atletas, sabem bem da importância da responsabilidade pessoal, têm a consciência dos riscos inerente às atividades que dinamizam, assim como dos benefícios da camaradagem e das dinâmicas que as atividades de montanha desenvolvem.
Com o aparecimento da COVID-19, tivemos todos consciência que, além das medidas de segurança e higiene que já habitualmente utilizados, deveríamos acrescentar outras que nos permitissem efetuar as nossas atividades também com segurança no âmbito da Covid-19 e de modo a minimizar a sua propagação.
Em todo o mundo, especialistas de várias federação/associações têm apresentado recomendação e modos de atuar que permitem, no âmbito da legislação de cada país, a realização de vários desportos de montanha em condições de segurança relativamente a esta pandemia.
Assim, sempre que houver necessidade ou houver alterações que o justifiquem, actualizaremos as propostas de recomendações.
As linhas orientadoras e recomendações a seguir apresentadas são adaptadas à legislação portuguesa actual das medidas propostas pela DAV (Deutscher Alpenverein) e SAC (Swiss Alpine Club) assim com da UIAA (União Internacional das Associações Alpinas) e de outras federação com atividades de montanha e que foram validadas pelas respectivas Comissões Médicas.

Link AQUI

capa covid 01No dia 29/05/2020, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020 que prorroga a declaração da situação de calamidade, através do disposto no artigo 19ª, passa a ser permitido realizar atividades desportiva e competições em várias das modalidades que a FPME desenvolve.

Também no mesmo dia, a DGS[1] publicou a orientação 030/2020 intitulada COVID-19 Procedimentos de Prevenção e Controlo para Espaços de Lazer, Atividade Física e Desporto e Outras Instalações Desportiva, que transmite as linhas orientadoras para a abertura de infraestruturas desportivas e outros espaços onde decorra prática desportiva, incluindo espaços ao ar livre ou em espaço fechado, pistas, ginásios, piscinas, academias desportivas (dança, artes marciais, e atividades similares), salas de massagem e clubes de saúde, nos qua se incluem os ginásio e instalações de escalada.

Atendendo à especificidade das modalidades que a FPME desenvolve e promove, com particular destaque para a escalada, o montanhismo e o pedestrianismo e tendo em atenção que as recomendações da DGE são genéricas, a FPME decidiu apresentar algumas recomendações completares de modo a servir de orientação para a abertura regulada e controlada dos ginásios e instalações de escalada, tendo como objetivo claro a manutenção de um elevado nível de condições de higiene e segurança essenciais para evitar a disseminação da Covid-19. 

[1] DGS – Direção Geral da Saúde

Link AQUI 

 

caalabigNum contexto de grande adversidade para todos os portugueses provocado pela pandemia do Covid19, a FPME recebeu, recentemente,  uma ótima notícia: O CAAL o nosso fortíssimo filiado de Lisboa acaba de ser contemplado com o Estatuto de Utilidade Pública. O Despacho n.º 3551/2020 da SGPCM atribui a este clube lisboeta este estatuto enfatizando "...Clube de Actividades de Ar -Livre C. A. A. L., pessoa coletiva de direito privado n.º 502031158, com sede em Lisboa, vem desenvolvendo, desde 03.04.1986, sem fins lucrativos, relevantes atividades de interesse geral no âmbito da promoção e defesa do meio ambiente, do património natural e da qualidade de vida das populações. Para o efeito tem promovido ações de promoção de políticas de ambiente, de educação ambiental, e atividades ao ar livre, como o pedestrianismo, montanhismo, escalada e orientação. Coopera com diversas entidades da administração na prossecução dos seus fins. que pelo seu conteúdo..."
 
A FPME que tem tido no CAAL um aliado fundamental na promoção do montanhismo e da escalada em Portugal e no estrangeiro , apresenta a este clube fortíssimas e merecidas congratulações pela obtenção deste Estatuto, inequivocamente merecido. A FPME, orgulha-se de ter como seu filiado clubes a quem o estado reconhece competência, idoneidade e dinâmica associativa.
Para o CAAL...Parabéns!

coronavirus v3Na sequência de reunião conjunta dos Municípios da Associação das Terras de Santa Maria-AMTSM foram analisadas várias medidas preventivas a tomar com carácter de urgência por cada um dos Municípios que integram a Associação.

Nesse sentido, de acordo com o despacho nº.8/2020, emitido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Espinho, com assunto COVID_19, foi determinado o encerramento preventivo das instalações Desportivas Municipais – Nave Polivalente (sede da FPME) até ao dia 3 de abril de 2020.

Desde já agradecemos a vossa compreensão.

diamomtanha 2019A celebração do “DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS” foi instituída pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 2003 e pretende sensibilizar e mobilizar as populações de todo o mundo para a importância na proteção das montanhas do nosso planeta.

 

Este ano, para a comemoração deste evento realizar-se-ão  Jornadas sobre o tema "Montanha, desporto e desenvolvimento sustentável".

Estas Jornadas assentam numa estrutura de apresentações/comunicações durante o dia 13 de dezembro, nos períodos da manhã e tarde, com um espaço dedicado à discussão dos temas abordados e numa componente “desportiva” da celebração, no dia 14, em que será realizada uma travessia na Serra de Montesinho, com cerca de 8 km, na qual serão feitas diversas abordagens relacionadas com o tema destas jornadas, tendo em conta as condições meteorológicas.

Irão decorrer no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e na Serra de Montesinho nos dias 13 e 14 de dezembro de 2019 e são uma organização conjunta do IPB e da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME). Contam com o apoio do Grupo de Montanhismo de Vila Real, do Clube Nacional de Montanhismo e do Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação - MORE, Câmara Municipal de Bragança e Juntas de Freguesia de França e Espinhosela.

As Jornadas constituem um importante momento de abordagem a um diversificado conjunto de temas, centrados na montanha enquanto ambiente para o desenvolvimento de atividades desportivas e de lazer num quadro de desenvolvimento sustentável.

Serão apresentadas e discutidas questões como o papel dos Geoparks no desenvolvimento sustentável em áreas de montanha, a preservação ambiental, a importância dos desportos de montanha na valorização das áreas de montanhas para além de questões mais técnicas como a segurança nos equipamentos de prática desportiva em montanha nomeadamente no montanhismo e na escalada, entre outros. 

Programa e Inscrições AQUI AQUI

CapturarifscFPME mais uma vez em grande plano na IFSC (International Federation of Sport Climbing).
Desde 6 de junho de 2019 e pela primeira, um português passou a integrar o diminuto quadro route setters internacionais (equipadores de competições internacionai) da federação internacional que tutela a modalidade

Filipe Costa, do Clube de Escalada de Braga, por proposta da FPME foi chamado pela IFSC para integrar o lote de chief route setteres (equipador principal) que poderá equipar e chefiar o route setting de provas internacionais de paraclimbing.

A IFSC, reconhecendo o excelente trabalho que em Portugal está a ser efetuado pela FPME no que se refere quer à escalada adaptada, quer à escalada de competição, da enorme lista de propostas para equipadores internacionais, escolheu um português.

Parabéns Filipe, Parabéns FPME, parabéns Portugal.
Mais um passo de gigante para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.

RTRECNICAReunião de preparação da Época Competitiva de 2019

Convocam-se/Convidam-se os representantes/técnicos dos clubes filiados na FPME que participam/organizam competições de escalada de dificuldade e/ou bloco a participar numa reunião que irá realizar-se no dia 27 de janeiro, pelas 10 horas, na Escola Básica de Soure (junto ao Pavilhão da Encosta do Sol) e que terá a seguinte ordem de trabalhos:
1- Informações;
2- Operacionalização do quadro competitivo de escalada da FPME para 2019;
3- Análise das alterações ao regulamento de competições de escalada;
4- Critérios de participação nos estágios e seleção FPME;
5- Outros assuntos.

uiaa

velhinhoA prestigiada Comissão de Segurança da UIAA - SAFETY COMMISSION, tem como um dos objectivos principais garantir a aplicabilidade dos Padrões de segurança em vigor na UIAA relativamente à produção de equipamentos e procedimentos técnicos utilizados e ou aplicados nas actividades de montanhismo e escalada. Esta Comissão analisa também, de forma exaustiva, os acidentes de escalada e montanhismo no mundo com o objectivo de proporcionar as melhor condições de segurança aos praticantes.

É sem dúvida uma missão de grande exigência e responsabilidade.

Recentemente, a Safety Commission, composta por especialistas em diversas matérias, aceitou a proposta da FPME de integrar, como membro permanente, o montanhista Alexandre Velhinho.

Montanhista experiente que exerceu, no passado, funções dirigentes nos Corpos Gerentes do CAAL e da FPME, é Doutorado em Ciências dos Materiais e exerce docência na Universidade Nova de Lisboa.

A FPME tendo, obviamente, fortes motivos para se orgulhar da entrada de Alexandre Velhinho na já citada Comissão desejando-lhe os melhores sucesso no seu mandato.

VISITANTES

HojeHoje1269
OntemOntem1916
Este MêsEste Mês53680
TOTALTOTAL2468108

PARTNERS

Facebook Photo Albums

Calendário de Atividades

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Próximos Eventos

Associações Filiadas

  • 100limites.png
  • 100trilhos.png
  • AASE.jpg
  • Academico de Torres Vedras.jpg
  • ACERT_LOGO_branco_cores.jpg
  • adercus_recer2.png
  • ADManteigas.jpg
  • adrc Gilmonde.jpg
  • AD Real Academia.png
  • ae-amigosacores.png
  • AEGSampaio.jpg
  • aguias_unidas.gif
  • Alagamares - Associacao Cultural.jpg
  • alto_trilho.jpg
  • AMEA.jpg
  • Amigos dos Acores.png
  • ARCAAlvelos.jpg
  • ARCDAE Ortigosa.JPG
  • AR Estrela do Sul.png
  • Associacao dos Amigos da Serra da Estrela.png
  • Associacao Recreativa e Cultural Aguias de Alvelos.jpg
  • ATVedras.jpg
  • A_D_Rio_Largo_C_Espinho.jpg
  • Benjamim Salgado.JPG
  • CAAL.jpg
  • caalabig.jpg
  • CALAG.jpg
  • camir CA Mirandela.JPG
  • Campo Base.jpg
  • CAtetismo Barreira.PNG
  • CCD alvitejo.jpg
  • CCDFEP Linho.jpeg
  • CCDR Fundo da Vila.png
  • cdr-ctt.png
  • CEBI.jpg
  • cem.jpg
  • Clube de Escalada de Braga.jpg
  • Clube de Montanha Murca Desporto e Aventura.jpg
  • clube de montanhismo monsanto.jpg
  • Clube Maresia PMoniz.jpg
  • cmff.png
  • CMGuarda.jpg
  • CM Seia.jpg
  • cnm.jpg
  • CP Armada.jpg
  • DCaramulo.jpg
  • Desafia Sul.jpg
  • desnivel.jpg
  • EAMPorto3.jpg
  • estrela campo aviacao2.jpg
  • FC Mogadourense.jpg
  • FCPenafiel.jpg
  • GAMontanhismo.jpg
  • gardunhaviva.jpg
  • GCBragança.jpg
  • GD 3 Santos Populares.jpg
  • GDC Castelo de Paiva.jpg
  • GD Leoes da Guarda.jpg
  • GDRC Vilarelho.jpg
  • GEDA.jpg
  • GEFatima_Fetal.jpg
  • GEM.png
  • GMES.jpg
  • GM Vila Real.jpg
  • GPS-Sico.jpg
  • GR Mocidade Corveirense.jpg
  • grupoamizade.jpg
  • Grupo de Escalada de Fatima - Fetal.jpg
  • Jobra.jpg
  • Juventide vidigalense.jpg
  • Leoes Porto Salvo.JPG
  • LG_Aventura.jpg
  • logo-celtas.png
  • logo acert.png
  • logo alto trilho.jpg
  • logoasasmilenium.jpg
  • logo caal.png
  • logo_nesoure.jpg
  • Ludi Gim - Aventura Clube.jpg
  • montanheiros.jpg
  • NAM.png
  • NA Vila Real.PNG
  • NEDNTA_AE.jpg
  • NEL.jpg
  • NEMA-UM.jpg
  • NES.jpg
  • NEUAveiro.jpg
  • NME.jpg
  • Pacta.jpg
  • Peno Trilho.jpg
  • PinhaTotal.gif
  • PNTrilho.jpg
  • Porto Moniz.jpg
  • Power running.jpg
  • Remolpinta.jpg
  • Rio Largo.JPG
  • sulaventura.jpg
  • Trilhos.jpg
  • TRrampolins Stirso.jpg
  • UDDafundo.jpg