Informação

 

 

 

HitraningVai realizar-se entre os dias 10 e 14 de fevereiro uma ação vocacionada para o treino e ensino de escalada de alta performace ministrado pelo especialista MATT CHAPMAN.

Esta acção, organizada pelo 9.8 gravity e acreditada pela FPME abordará, entre outros, os seguintes tópicos:

• Beta & route reading
• Footwork & sequencing
• Advanced body positioning & balance concepts
• Dynamic movement & coordination breakdowns
• Healthy, sport-specific strength training
• Competition psychology
• Proven strategies for success at the highest levels
O preços da acção será de 350€ para treinadores, 250€ para atletas. Inclui: seguro, sessões de recuperação e passe diário gratuito (5 dias) durante o campo de treino de 5 dias.
Todas as informações AQUI
 

De acordo com o aviso de abertura publicado a 3 de outubro de 2023 referente ao processo de Candidatura para Atribuição do Título de Equipador Nacional/Equipador Nacional Delegado, vimos, pelo presente, divulgar a lista nominal dos candidatos pré-selecionados.

Foram recebidas 26 candidaturas oriundas de diferentes regiões do país, o que engrandeceu o processo de seleção. A Comissão Técnica de Avaliação, em sede de reunião, avaliou todas as candidaturas, tendo por base o seguinte conjunto de parâmetros: Portfólio, Formação e Experiência como Equipador em Competição.

O período de reclamação de resultados é de 5 (cinco) dias úteis a contar da data de publicação da lista nominal.

Informamos ainda que os candidatos admitidos no processo de validação de competências terão de frequentar a Oficina de Formação de Equipador Avançado, com uma duração de 12 horas que terá lugar em data a divulgar.

Agradecemos a todos os candidatos o tempo dispensado na sua candidatura.

 

 

 

1080 provas nacionais2024 01Informa-se todos os interesados que está aberta a candidatura para organização de competições do Calendário Nacional de Escalada de Competição 2024.

O período de candidatura decorre entre as 9h00m do dia 17 de novembro e as 23h59m do dia 7 de dezembro de 2023.

O processo de candidatura consiste no preenchimento do formulário online  e de acordo com o período de candidatura supra.

Nos links seguintes poderão encontrar o documento de apoio à candidatura, que informa dos procedimentos e Formulário para a candidatura

LINK PARA O DOCUMENTO DE APOIO

LINK PARA O FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

Mapa LimpezaSagres 23 3Vai realiza-se no dia 4 de novembro, em Sagres, uma ação de limpeza denominada SAGRES SEM LIXO.

O objetivo é juntar a comunidade de escaladores com as entidades públicas e privadas, as associações locais e o público em geral numa ação conjunta para remoção do muito lixo acumulado no topo de algumas das arribas mais emblemáticas de Sagres, onde se pratica a escalada em rocha.

A área de intervenção desta ação será a encosta oriental que se segue à Fortaleza do Beliche (de quem vem de Sagres), também conhecido pelos locais como o Pontal Gordo, onde, ao longo dos últimos anos, se tem um aumento acentuado da acumulação de lixo.

Além da ação de limpeza também se pretende sensibilizar as entidades públicas e privadas, as associações locais e o público em geral para os benefícios da escalada não só como motor de desenvolvimento para a economia local mas também para a preservação do meio natural e para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável dos seus cidadãos. 

Todas as informações e inscrição AQUI

EQUIPADORES 2023De acordo com o aviso de abertura publicitado a 3 de outubro, informamos que se encontra aberta  a Candidatura para Atribuição do Título de Equipador Nacional/Equipador Nacional Delegado. A candidatura estará aberta até às 23h59m do dia 30 de outubro.

No links seguintes poderão encontrar o documento de apoio à candidatura, que informa da caraterização da carreira de Equipadores, dos procedimentos para a candidatura e dos critérios de admissibilidade e seleção e o Link para o Formulário de Candidatura

LINK PARA O DOCUMENTO DE APOIO

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA


formaçao acores

A ARAME - Associação Regional dos Açores de Montanhismo e Escalada, irá realizar em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, nos dias 21 e 22 de outubro uma  Formação de Juízes Regionais de Escalada de Competição.Todas as informações atraves do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

IFSC Climbing Summit 2022 Day01 002Realizou-se nos dia 25 e 26 de novembro em Torino, Itália, a segunda edição do

O evento de dois dias foi iniciado pelo Mayor de Torino, Stefano Lo Russo que, além de dar as boas vindas aos 35 delegados das várias Federações Nacionais, entre as quias a FPME, destacou a ligação entre a cidade e sua cultura de montanha.

O presidente da IFSC, Marco Scolaris, no seu discurso de abertura, deu as boas-vindas à Janja Garnbret, da Eslovénia, primeira medalhada de ouro olímpica da modalidade, à representante da Comissão de Escalada Adaptada Lucia Capovilla, da Itália, ao atleta olímpico de Tóquio 2020, Sean McColl, do Canadá, e ao ex-atleta Jérôme Meyer da França.

Nas sessões do primeiro dia de trabalhos, foram apresentados e discutidos vários tópicos incluindo Estratégia, Governação, Eventos, Comunicação e o Desenvolvimento da Escalada Desportiva.

Na primeira sessão do segundo dia, os vice-presidentes do IFSC, Kobinata Toru e Wolfgang Wabel, o vice-presidente da Comissão de Atletas, Sean McColl, e o fundador e director dos European Games, que este ano se realizaram em Munique, Paul Bristow, e analisaram os Europeam Games Munique 2022 e., com a participação de Vincent Caussé, Gestor Desportivo da IFSC perspetivaram as Olímpiadas Paris 2024.

Na segunda sessão com Bruno Cavrois e Samuel Bencteux da Warner Bros analisaram-se os impactos s das transmissões da IFSC World Cup Series.

Os delegados compartilharam aspectos positivos e negativos da maior exposição e crescimento da Escalada Desportiva nas suas nações e territórios, para permitir um desenvolvimento de estratégias comuns em todas as organizações.

IFSC Climbing Summit 2022 Day01 058A Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da IFSC, Silvia Verdolini, apresentou e recordou os vários programas implementados pela IFSC, seguida por um discurso de encerramento do Presidente do IFSC, Marco Scolaris, da Secretária Geral Debra Gawrych e do Diretor Geral Piero Rebaudengo.

O presidente do IFSC, Scolaris, encerrou o Summitt dizendo: “Precisamos de nos focar na consolidação e melhoria. Precisamos fazer isso juntos. A lição deste Climbing Summit é que estamos aprendendo uns com os outros e, tanto quanto podemos aprender, estamos vivos.”

 

  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day01-083.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-014.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-026.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-131.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-136.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-190.jpg

0H1A0582Na Assembleia Geral da IFSC-Eu, que se realizou em Manchester, foi atribuído à FPME o Galardão Sustainability Awards 2022.

Esta galardão é atribuido às organizações de provas da IFSC, no caso o European Yoth Cup Sourev 2022, que o fazem de uma forma o mais ecológica possíel, reduzindo os desperdício e minimizando as emissões de carbono.

Mais uma vez a FPME está de Parabéns.

 

Sustainability Award FPME

 

2020 12 07 paris thumbnail 02O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou em reunião de 7 de dezembro que a escalada Desportiva foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A decisão é mais um marco na história da IFSC, International Federation of Sport Climbing na sequência da inclusão da modalidade  nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e a apenas oito meses da sua  estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O Conselho Executivo do COI confirmou também a proposta de separar as provas de escalada de Velocidade das de Bloco e Dificuldade, aumentando para dois o número de eventos na modalidade assim como o número de medalhas para quatro relativamente às duas de Tóquio 2020.

Também o número de participantes aumentará para 68 em Paris 2024, um aumento significativo relativamente aos 40 que vão competir em Tóquio 2020 em agosto próximo.

Além da Escalada Desportiva, foram também adicionados ao programa dos JO Paris 2024 o Breakdance, o Skate e o Surf.

O presidente da IFSC, Marco Scolaris, disse: 

Estamos gratos ao Conselho Executivo do COI por confirmar a nossa inclusão nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Gostaríamos também de agradecer ao Comité Organizador dos JO Paris 2024 pelo seu apoio constante. pela parte da IFSC este é o resultado do árduo trabalho realizado no ano passado por aqueles que acreditaram no sonho: o Conselho Executivo do IFSC, as Federações Nacionais, atletas, oficiais e funcionários: . Estamos passando pelo momento mais difícil da nossa história devido ao COVID-19, mas temos quatro anos intensos e desafiadores pela frente. Estamos inspirados e motivados. Sendo escaladores, quanto mais difícil for o desafio que enfrentamos, melhor nosso desempenho. ”

A Secretária Geral da IFSC Debbie Gawrych disse:

“É impressionante olhar para trás e ver o quanto conquistámos desde a nossa fundação em 2007. A inclusão no Programa dos JO Paris 2024 é um pilar fundamental no Plano Estratégico da IFSC, e estamos tão preparados e determinados como sempre estivemos para fazer uma estreia brilhante em Tóquio 2020, e um bis ainda melhor em Paris 2024. ”

Os Jogos da XXXIII Olimpíada estão programados para acontecer na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

A FPME é a única federação portuguesa que integra a IFSC e a única reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional para particpar nos Jogos Olímpicos.

UIAA Statement GA20202  GA Participants 2020 web 1024x683 

 

 

 

 

 

 

Nos passados dias 23 e 24 de outubro a UIAA organizou a 1ª AG, on-line.

A Pandemia provocada pelo Covid19 foi a razão substantiva e incontestável para que esta AG se realizasse com estes originais contornos.

Durante o mês anterior, a Direção e Presidente da UIAA, em funções, dedicaram-se exaustivamente a criar as melhores condições técnicas e comunicacionais para que os delegados das federações nacionais filiadas, estivessem presentes de forma constante e participativa.

A FPME como membro associado esteve presente em algumas reuniões preparatórias, na semana que antecedeu a Assembleia.

No dia 24 devido a algumas dificuldades na receção on-line a FPME, através do seu delegado Carlos Gomes, pôde, apenas, assistir ao decorrer da AG através da plataforma Youtube, sendo uma testemunha clara do êxito desta grandiosa reunião dos montanhistas e alpinistas de todo o mundo.

Estiveram presentes 119 delegados e convidados de 63 países, evidenciando-se o facto de terem participado 49 federações na qualidade de membros efetivos, destacando-se o representante português, o CNM. Na assistência à Assembleia do dia 24, estiveram presentes cerca de 250 pessoas representando diversos organismos internacionais incluindo a FPME conforme foi focado anteriormente.

AG IFSC2020 logoPA 2020A XVI Assembleia Plenária da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) decorreu nos dias 13 e 14 de novembro e, mais uma vez contou com a presença da FPME, única federação portuguesa que a integra.

Esta reunião, dividida em dois dias, iniciou-se com a intervenção do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, que parabenizou a IFSC e seus delegados pela capacidade que a federação tem revelado na superação dos desafios causados pela pandemia COVID-19:

“Temos visto nas últimas semanas e meses quer seja no desporto quer na vida que, somos sempre mais fortes juntos. É por isso que estamos felizes por ter parceiros confiáveis, como o IFSC, ao nosso lado.” (Thomas Bach na sua intervenção da XVI PA da IFSC).

Nesta PA, ratificou-se a entrada de mais seis membros:Sport Climbing Fiji (SCF), Uganda Sport Climbing Federation (USCF) , Malta Sport for All (MSFA), Mauritius Sport Climbing Federation (MSCF), Nepal Climbing Sport Association (NCSA), Saudi Climbing and Hiking Federation (SACHF).

Calendário de Atividades

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
Data : sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024
4
5
6
7
8
13
14
15
16
17
Data : sábado, 17 de fevereiro de 2024
18
Data : domingo, 18 de fevereiro de 2024
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29

Próximos Eventos

Associações Filiadas

  • 100limites.png
  • Academico de Torres Vedras.jpg
  • ACERT_LOGO_branco_cores.jpg
  • ADA_desnivel.png
  • ADEB.png
  • AEGSampaio.jpg
  • Alto_Trilho.jpg
  • AMEA.jpg
  • Associacao dos Amigos da Serra da Estrela.png
  • CAAL.jpg
  • CALAG.jpg
  • CEBI.jpg
  • cem.jpg
  • cmff.png
  • CMGuarda.jpg
  • CM Seia.jpg
  • cnm.jpg
  • gardunhaviva.jpg
  • GCBragança.jpg
  • GEM.png
  • GM Vila Real.jpg
  • GPS-Sico.jpg
  • logo-celtas.png
  • logo_nesoure.jpg
  • NEMA-CEB.png
  • NES.jpg
  • NMEF-CDP.jpg
  • Nucleo_de_Montanha_de_Espinho.jpg
  • Raia_Aventura_2.jpg
  • Vertical.jpg