Informação

 

 

 

IFSC Climbing Summit 2022 Day01 002Realizou-se nos dia 25 e 26 de novembro em Torino, Itália, a segunda edição do

O evento de dois dias foi iniciado pelo Mayor de Torino, Stefano Lo Russo que, além de dar as boas vindas aos 35 delegados das várias Federações Nacionais, entre as quias a FPME, destacou a ligação entre a cidade e sua cultura de montanha.

O presidente da IFSC, Marco Scolaris, no seu discurso de abertura, deu as boas-vindas à Janja Garnbret, da Eslovénia, primeira medalhada de ouro olímpica da modalidade, à representante da Comissão de Escalada Adaptada Lucia Capovilla, da Itália, ao atleta olímpico de Tóquio 2020, Sean McColl, do Canadá, e ao ex-atleta Jérôme Meyer da França.

Nas sessões do primeiro dia de trabalhos, foram apresentados e discutidos vários tópicos incluindo Estratégia, Governação, Eventos, Comunicação e o Desenvolvimento da Escalada Desportiva.

Na primeira sessão do segundo dia, os vice-presidentes do IFSC, Kobinata Toru e Wolfgang Wabel, o vice-presidente da Comissão de Atletas, Sean McColl, e o fundador e director dos European Games, que este ano se realizaram em Munique, Paul Bristow, e analisaram os Europeam Games Munique 2022 e., com a participação de Vincent Caussé, Gestor Desportivo da IFSC perspetivaram as Olímpiadas Paris 2024.

Na segunda sessão com Bruno Cavrois e Samuel Bencteux da Warner Bros analisaram-se os impactos s das transmissões da IFSC World Cup Series.

Os delegados compartilharam aspectos positivos e negativos da maior exposição e crescimento da Escalada Desportiva nas suas nações e territórios, para permitir um desenvolvimento de estratégias comuns em todas as organizações.

IFSC Climbing Summit 2022 Day01 058A Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da IFSC, Silvia Verdolini, apresentou e recordou os vários programas implementados pela IFSC, seguida por um discurso de encerramento do Presidente do IFSC, Marco Scolaris, da Secretária Geral Debra Gawrych e do Diretor Geral Piero Rebaudengo.

O presidente do IFSC, Scolaris, encerrou o Summitt dizendo: “Precisamos de nos focar na consolidação e melhoria. Precisamos fazer isso juntos. A lição deste Climbing Summit é que estamos aprendendo uns com os outros e, tanto quanto podemos aprender, estamos vivos.”

 

  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day01-083.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-014.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-026.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-131.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-136.jpg
  • IFSC-Climbing-Summit-2022-Day02-190.jpg

0H1A0582Na Assembleia Geral da IFSC-Eu, que se realizou em Manchester, foi atribuído à FPME o Galardão Sustainability Awards 2022.

Esta galardão é atribuido às organizações de provas da IFSC, no caso o European Yoth Cup Sourev 2022, que o fazem de uma forma o mais ecológica possíel, reduzindo os desperdício e minimizando as emissões de carbono.

Mais uma vez a FPME está de Parabéns.

 

Sustainability Award FPME

 

2020 12 07 paris thumbnail 02O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou em reunião de 7 de dezembro que a escalada Desportiva foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A decisão é mais um marco na história da IFSC, International Federation of Sport Climbing na sequência da inclusão da modalidade  nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e a apenas oito meses da sua  estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O Conselho Executivo do COI confirmou também a proposta de separar as provas de escalada de Velocidade das de Bloco e Dificuldade, aumentando para dois o número de eventos na modalidade assim como o número de medalhas para quatro relativamente às duas de Tóquio 2020.

Também o número de participantes aumentará para 68 em Paris 2024, um aumento significativo relativamente aos 40 que vão competir em Tóquio 2020 em agosto próximo.

Além da Escalada Desportiva, foram também adicionados ao programa dos JO Paris 2024 o Breakdance, o Skate e o Surf.

O presidente da IFSC, Marco Scolaris, disse: 

Estamos gratos ao Conselho Executivo do COI por confirmar a nossa inclusão nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Gostaríamos também de agradecer ao Comité Organizador dos JO Paris 2024 pelo seu apoio constante. pela parte da IFSC este é o resultado do árduo trabalho realizado no ano passado por aqueles que acreditaram no sonho: o Conselho Executivo do IFSC, as Federações Nacionais, atletas, oficiais e funcionários: . Estamos passando pelo momento mais difícil da nossa história devido ao COVID-19, mas temos quatro anos intensos e desafiadores pela frente. Estamos inspirados e motivados. Sendo escaladores, quanto mais difícil for o desafio que enfrentamos, melhor nosso desempenho. ”

A Secretária Geral da IFSC Debbie Gawrych disse:

“É impressionante olhar para trás e ver o quanto conquistámos desde a nossa fundação em 2007. A inclusão no Programa dos JO Paris 2024 é um pilar fundamental no Plano Estratégico da IFSC, e estamos tão preparados e determinados como sempre estivemos para fazer uma estreia brilhante em Tóquio 2020, e um bis ainda melhor em Paris 2024. ”

Os Jogos da XXXIII Olimpíada estão programados para acontecer na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

A FPME é a única federação portuguesa que integra a IFSC e a única reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional para particpar nos Jogos Olímpicos.

UIAA Statement GA20202  GA Participants 2020 web 1024x683 

 

 

 

 

 

 

Nos passados dias 23 e 24 de outubro a UIAA organizou a 1ª AG, on-line.

A Pandemia provocada pelo Covid19 foi a razão substantiva e incontestável para que esta AG se realizasse com estes originais contornos.

Durante o mês anterior, a Direção e Presidente da UIAA, em funções, dedicaram-se exaustivamente a criar as melhores condições técnicas e comunicacionais para que os delegados das federações nacionais filiadas, estivessem presentes de forma constante e participativa.

A FPME como membro associado esteve presente em algumas reuniões preparatórias, na semana que antecedeu a Assembleia.

No dia 24 devido a algumas dificuldades na receção on-line a FPME, através do seu delegado Carlos Gomes, pôde, apenas, assistir ao decorrer da AG através da plataforma Youtube, sendo uma testemunha clara do êxito desta grandiosa reunião dos montanhistas e alpinistas de todo o mundo.

Estiveram presentes 119 delegados e convidados de 63 países, evidenciando-se o facto de terem participado 49 federações na qualidade de membros efetivos, destacando-se o representante português, o CNM. Na assistência à Assembleia do dia 24, estiveram presentes cerca de 250 pessoas representando diversos organismos internacionais incluindo a FPME conforme foi focado anteriormente.

AG IFSC2020 logoPA 2020A XVI Assembleia Plenária da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) decorreu nos dias 13 e 14 de novembro e, mais uma vez contou com a presença da FPME, única federação portuguesa que a integra.

Esta reunião, dividida em dois dias, iniciou-se com a intervenção do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, que parabenizou a IFSC e seus delegados pela capacidade que a federação tem revelado na superação dos desafios causados pela pandemia COVID-19:

“Temos visto nas últimas semanas e meses quer seja no desporto quer na vida que, somos sempre mais fortes juntos. É por isso que estamos felizes por ter parceiros confiáveis, como o IFSC, ao nosso lado.” (Thomas Bach na sua intervenção da XVI PA da IFSC).

Nesta PA, ratificou-se a entrada de mais seis membros:Sport Climbing Fiji (SCF), Uganda Sport Climbing Federation (USCF) , Malta Sport for All (MSFA), Mauritius Sport Climbing Federation (MSCF), Nepal Climbing Sport Association (NCSA), Saudi Climbing and Hiking Federation (SACHF).

informa 4Devido a esta situação que estamos todos a passar, excecionalmente, a FPME vai optar por manter a sede em funcionamento durante todo o mês de agosto. Os moldes do funcionamento serão os mesmos dos últimos meses, ou seja, iremos continuar em teletrabalho.

Esperamos que assim também nós possamos contruir de alguma forma para um regresso gradual à normalidade.

Salientamos que num esforço conjunto da FPME com a Liberty, desde à muito tempo estamos a conseguir que todos os seguros pedidos até quarta feira fiquem ativos na sexta, no entanto são prazos muito apertados e não podemos garantir que seja sempre assim.

Relembramos que os pedidos de seguros anuais devem ser realizados com um prazo mínimo de 10 dias para os seguros Liberty e com 15 dias para os seguros CAF. Relativamente aos seguros diários devem fazer o pedido com um mínimo de 5 dias de antecedência.

CovidMontanha1

A FPME, como federação promotora de atividades de montanha e de ar livre, assim como os seus clubes associados e atletas, sabem bem da importância da responsabilidade pessoal, têm a consciência dos riscos inerente às atividades que dinamizam, assim como dos benefícios da camaradagem e das dinâmicas que as atividades de montanha desenvolvem.
Com o aparecimento da COVID-19, tivemos todos consciência que, além das medidas de segurança e higiene que já habitualmente utilizados, deveríamos acrescentar outras que nos permitissem efetuar as nossas atividades também com segurança no âmbito da Covid-19 e de modo a minimizar a sua propagação.
Em todo o mundo, especialistas de várias federação/associações têm apresentado recomendação e modos de atuar que permitem, no âmbito da legislação de cada país, a realização de vários desportos de montanha em condições de segurança relativamente a esta pandemia.
Assim, sempre que houver necessidade ou houver alterações que o justifiquem, actualizaremos as propostas de recomendações.
As linhas orientadoras e recomendações a seguir apresentadas são adaptadas à legislação portuguesa actual das medidas propostas pela DAV (Deutscher Alpenverein) e SAC (Swiss Alpine Club) assim com da UIAA (União Internacional das Associações Alpinas) e de outras federação com atividades de montanha e que foram validadas pelas respectivas Comissões Médicas.

Link AQUI

capa covid 01No dia 29/05/2020, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020 que prorroga a declaração da situação de calamidade, através do disposto no artigo 19ª, passa a ser permitido realizar atividades desportiva e competições em várias das modalidades que a FPME desenvolve.

Também no mesmo dia, a DGS[1] publicou a orientação 030/2020 intitulada COVID-19 Procedimentos de Prevenção e Controlo para Espaços de Lazer, Atividade Física e Desporto e Outras Instalações Desportiva, que transmite as linhas orientadoras para a abertura de infraestruturas desportivas e outros espaços onde decorra prática desportiva, incluindo espaços ao ar livre ou em espaço fechado, pistas, ginásios, piscinas, academias desportivas (dança, artes marciais, e atividades similares), salas de massagem e clubes de saúde, nos qua se incluem os ginásio e instalações de escalada.

Atendendo à especificidade das modalidades que a FPME desenvolve e promove, com particular destaque para a escalada, o montanhismo e o pedestrianismo e tendo em atenção que as recomendações da DGE são genéricas, a FPME decidiu apresentar algumas recomendações completares de modo a servir de orientação para a abertura regulada e controlada dos ginásios e instalações de escalada, tendo como objetivo claro a manutenção de um elevado nível de condições de higiene e segurança essenciais para evitar a disseminação da Covid-19. 

[1] DGS – Direção Geral da Saúde

Link AQUI 

 

caalabigNum contexto de grande adversidade para todos os portugueses provocado pela pandemia do Covid19, a FPME recebeu, recentemente,  uma ótima notícia: O CAAL o nosso fortíssimo filiado de Lisboa acaba de ser contemplado com o Estatuto de Utilidade Pública. O Despacho n.º 3551/2020 da SGPCM atribui a este clube lisboeta este estatuto enfatizando "...Clube de Actividades de Ar -Livre C. A. A. L., pessoa coletiva de direito privado n.º 502031158, com sede em Lisboa, vem desenvolvendo, desde 03.04.1986, sem fins lucrativos, relevantes atividades de interesse geral no âmbito da promoção e defesa do meio ambiente, do património natural e da qualidade de vida das populações. Para o efeito tem promovido ações de promoção de políticas de ambiente, de educação ambiental, e atividades ao ar livre, como o pedestrianismo, montanhismo, escalada e orientação. Coopera com diversas entidades da administração na prossecução dos seus fins. que pelo seu conteúdo..."
 
A FPME que tem tido no CAAL um aliado fundamental na promoção do montanhismo e da escalada em Portugal e no estrangeiro , apresenta a este clube fortíssimas e merecidas congratulações pela obtenção deste Estatuto, inequivocamente merecido. A FPME, orgulha-se de ter como seu filiado clubes a quem o estado reconhece competência, idoneidade e dinâmica associativa.
Para o CAAL...Parabéns!

coronavirus v3Na sequência de reunião conjunta dos Municípios da Associação das Terras de Santa Maria-AMTSM foram analisadas várias medidas preventivas a tomar com carácter de urgência por cada um dos Municípios que integram a Associação.

Nesse sentido, de acordo com o despacho nº.8/2020, emitido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Espinho, com assunto COVID_19, foi determinado o encerramento preventivo das instalações Desportivas Municipais – Nave Polivalente (sede da FPME) até ao dia 3 de abril de 2020.

Desde já agradecemos a vossa compreensão.

Calendário de Atividades

Próximos Eventos

Associações Filiadas

  • 100limites.png
  • Academico de Torres Vedras.jpg
  • ACERT_LOGO_branco_cores.jpg
  • ADA_desnivel.png
  • ADEB.png
  • AEGSampaio.jpg
  • Alto_Trilho.jpg
  • AMEA.jpg
  • Associacao dos Amigos da Serra da Estrela.png
  • CAAL.jpg
  • CALAG.jpg
  • CEBI.jpg
  • cem.jpg
  • cmff.png
  • CMGuarda.jpg
  • CM Seia.jpg
  • cnm.jpg
  • gardunhaviva.jpg
  • GCBragança.jpg
  • GEM.png
  • GM Vila Real.jpg
  • GPS-Sico.jpg
  • logo-celtas.png
  • logo_nesoure.jpg
  • NEMA-CEB.png
  • NES.jpg
  • NMEF-CDP.jpg
  • Nucleo_de_Montanha_de_Espinho.jpg
  • Raia_Aventura_2.jpg
  • Vertical.jpg