Restrições

 

 

 

Partilhamos informação de grande imprtância:

🚫 Alerta – restrição temporária para a prática da escalada na Rocha da Pena - Algarve (etores Águia, Carpe Diem e You Never Gonna Make)

Foi  detetada a espécio Falcão Peneireiro a nidificar na Zona de Escalada da Rocha da Pena.

De modo a não perturbar o período crítico de reprodução e nidificação desta espécia, os setores Águia, Carpe Diem e You Never Gonna Make estarão interditos até dia 1 de agosto de 2022, cumprindo os períodos de nidificação da espécie.

Aproveitem para escalar num dos outros 12 setores da Rocha da Pena! 

Nidificação

 

Alerta – suspensão temporária para a prática da escalada no sector Eldorado - Buracas do Casmilo

Foi avistado por escaladores um ninho de Falcão numa das vias de escalada do sector Eldorado – Buracas do Casmilo. Desta forma, apelamos a toda a comunidade escaladora a suspensão da prática da escalada neste sector, durante o período de incubação – preventivamente até ao dia 15 de julho de 2022.

De salientar que técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) estão a monitorizar a evolução do ninho e, caso se encontre inativo antes da data sugerida, a FPME e comunidade escaladora serão notificadas, para que as atividades neste local possam ser retomadas.

Apelamos à sensibilização e compreensão para esta questão.

Qualquer informação ou dúvida contacte Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Saudações

nid 2

desrestriçao poios 2020Em virtude das ações de monitorização do ninho de corvo detetado, e na sequência das últimas informações dadas, vimos por este meio comunicar que não se regista atividade no referido ninho. Assim sendo, a recomendação da suspensão para a prática de escalada nos setores Microondas, Viagem Secreta, Trono e Manos, fica assim, sem efeito, podendo ser retomada a prática de escalada sem qualquer constrangimento

As ações de monitorização foram efetuadas por elementos do Núcleo de Escalada de Soure, da FPME - Federação Promotora de Montanhismo e Escalada, ornitólogos e elementos do GPS - Grupo Protecção Sicó e, por técnicos do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. 

Agradecemos mais uma vez a colaboração e compreensão de toda a comunidade escaladora e, no caso de se avistarem alguma atividade de nidificação apelamos que comuniquem para o seguinte contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

poios restricoes 1🚫 

Na sequência do comunicado emitido no passado dia 7 de maio alertando a presença de um ninho de corvo (Corvus Corax) na zona de confluência dos setores Microondas, Trono e Manos, vimos por este meio dar a conhecer o resultado da visita realizada no passado dia 22 de maio, que teve como objetivo efetuar a monitorização do respetivo ninho.

Foi confirmada a presença de um casal de corvos e de pelo menos 1 ovo no ninho. A observação contou com a participação de elementos do Núcleo de Escalada de Soure, da FPME - Federação Promotora de Montanhismo e Escalada, e de ornitólogos e elementos do GPS - Grupo Protecção Sicó, que em conjunto concordaram com a necessidade de se manter a recomendação anterior, apelando mais uma vez, à sensibilização e compreensão de todos.

Ficou igualmente programada nova visita para avaliar a evolução da situação, após a qual será feito novo ponto da situação que resultará numa nova informação a divulgar.

Mais uma vez agradecemos a colaboração de todos os escaladores.

poios restricoes 1🚫Alerta – restrição temporária para a prática da escalada no Canhão do Vale do Poio (Microondas, Viagem Secreta, Trono e Manos)

A Federação Promotora de Montanhismo e Escalada através da informação do GPS - Grupo Protecção do Sicó, vem por este meio alertar toda a comunidade escaladora que foi detetado um ninho de corvo (Corvus Corax) na zona de confluência dos setores Microondas, Trono e Manos.

Sendo que “o corvo é uma espécie de ocorrência rara na serra do Sicó́ e este é o primeiro registo de nidificação confirmada nesta serra, pelo menos nas últimas décadas”, apelamos à sensibilização e compreensão para esta questão.

Mais se informa que, “esta espécie costuma nidificar em escarpas ou árvores de grande porte e no nosso país é geralmente bastante sensível à perturbação humana durante a sua reprodução. Esta espécie apresenta atualmente um estatuto de conservação em Portugal de Quase Ameaçado.”

“O ninho detetado apresenta indícios de estar em período de incubação (presença de ave adulta no ninho), embora não tenha sido possível confirmar a presença de ovos ou crias recéns eclodidas. O período de incubação da espécie costuma variar de 21 a 25 dias, sendo que as crias costumam permanecer no ninho entre 4 e 6 semanas.”

 Neste contexto, recomendamos a interdição temporária da prática de escalada nos setores Microondas, Viagem Secreta, Trono e Manos, incluído também, a passagem nos trilhos contíguos a estes setores, preventivamente até ao dia 15 de julho.

De salientar que os técnicos do GPS - Grupo Protecção Sicó irão monitorar a evolução do ninho e, caso se encontre inativo antes da data sugerida, a FPME e comunidade escaladora serão notificadas, para que as atividades neste local possam ser retomadas sem restrições.

 

🚫 Alerta – restrição temporária para a prática da escalada na zona centro

A Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada através da informação do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, vem por este meio alertar toda a comunidade escaladora que no âmbito da realização dos trabalhos de campo relativos ao III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal foi detetado nas Fragas de São Simão, Fraga vermelha e nas Fragas do Cercal a nidificação de espécies de aves rupícolas relevantes com Estatuto de Conservação Elevado, requerendo especial atenção ao nível da perturbação durante o período crítico da reprodução, que, para o caso, está compreendido entre 20 de Fevereiro e 30 de Junho. Sendo estes locais algo requisitados para a prática da escalada, apela-se à sensibilização e compreensão para esta questão.

Interdição Fragas 2019

Partilhamos informação de grande imprtância:

🚫 Alerta – restrição temporária para a prática da escalada na Rocha da Pena - Algarve

Alerta: foi detetado um Bufo Real a nidificar na via Águia (no buraco grande), já tendo colocado um ovo, e provavelmente irá colocar mais 2/3 nos próximos dias.
A escalada no setor Águia deverá estar interdita até 15 de junho, cumprindo os períodos de nidificação da espécie.
Além disso, nos setores adjacentes, Carpe Diem e You Never Gonna Make It, deverá ser evitada a escalada nas próximas 3 semanas e posteriormente feita sem grande alarido e barulho.
Aproveitem para escalar num dos outros 12 setores da Rocha da Pena! 😉
Não custa nada, e evitamos que a espécie abandone o seu ninho e crias.

Setor Aguia

Calendário de Atividades

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
11
12
13
14
17
18
19
20
21
25
26
Data : terça-feira, 26 de março de 2024
27
Data : quarta-feira, 27 de março de 2024
28
Data : quinta-feira, 28 de março de 2024
29
30
31

Próximos Eventos

Associações Filiadas

  • 100limites.png
  • Academico de Torres Vedras.jpg
  • ACERT_LOGO_branco_cores.jpg
  • ADA_desnivel.png
  • ADEB.png
  • AEGSampaio.jpg
  • Alto_Trilho.jpg
  • AMEA.jpg
  • Associacao dos Amigos da Serra da Estrela.png
  • CAAL.jpg
  • CALAG.jpg
  • CEBI.jpg
  • cem.jpg
  • cmff.png
  • CMGuarda.jpg
  • CM Seia.jpg
  • cnm.jpg
  • gardunhaviva.jpg
  • GCBragança.jpg
  • GEM.png
  • GM Vila Real.jpg
  • GPS-Sico.jpg
  • logo-celtas.png
  • logo_nesoure.jpg
  • NEMA-CEB.png
  • NES.jpg
  • NMEF-CDP.jpg
  • Nucleo_de_Montanha_de_Espinho.jpg
  • Raia_Aventura_2.jpg
  • Vertical.jpg