Estão abertas as inscrições para o Campeonato Nacional de Escalada Adaptada que terá lugar dia 4 de Outubro no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, num espetáculo desportivo aberto ao público com a organização do Centro de Reabilitação de Alcoitão, Desnível e chancela FPME.
Segundo a responsável do projeto de Escalada Adaptada da FPME, Filipa Dionísio, esta prova reveste-se de grande importância para a evolução da modalidade: “A escalada adaptada ainda é recente em Portugal, pelo que a federação está a investir na formação e divulgação. Em Alcoitão, pelo seu papel de centro de reabilitação, temos grande ligação ao desporto adaptado e a escalada é mais uma modalidade que desenvolvemos.”
Está prevista a competição em quatro categorias: Cegos e Amblíopes, Amputados dos membros superiores, Amputados dos membros inferiores e Deficiência Motora. Tudo isto na parede de escalada de 10 metros de Alcoitão equipada pelo routesetter internacional Filipe Costa, especialista que também treina a consagrada Tânia Chaves (presentemente na luta por uma medalha nos Mundiais IFSC de Seul).
Filipa também elogia o trabalho que a FPME tem desenvolvido na formação, referindo o exemplo do novo curso de formação de treinadores de grau 1 que está agora a decorrer : “´É fundamental que tenhamos mais técnicos com formação específica para desporto adaptado e é muito positivo que o novo curso já tenha essa componente. É um excelente princípio.”
Recordamos que a escalada adaptada já é modalidade paralímpica e fará a sua estreia nos próximos Jogos, em Los Angeles 2028
Todas as informações e Inscrições AQUI
Este de volta mais uma edição desta competição única em Portugal.
A prova vai decorrer no dia 10 de setembro no Parque da Rodovia, em Braga.
Um evento com um ambiente incrível dedicado ao desporto inclusivo. Para todos os níveis e idades.
Vai realizar-se no dia 4 de dezembro, em Braga, no Estádio 1º de Maio, organizado pelo Clube de Escalada de Braga a VI edição da prova FPME de Escalada Adaptada, evento único em Portugal .
Esta prova de escalada adaptada, a única que se realiza em Portugal e há cinco anos consecutivos é um grande evento inclusivo que marca a diferença no desporto adaptado desde 2015
As inscrições estão abertas a todos os interessados que se incluam na Categoria A, deficiência intelectual, RP1, RP2, RP3, deficiencia Física/neurológica; Categoria B, cegos e amblíopes e categoria C, Amputados de Membro Superioe e Amputados de Membro Inferior.
A prova tem um limite de 30 inscições que são gratuitas e estão disponíveis no seguinte link:
https://docs.google.com/.../1FAIpQLSfOyIHkGqQoEM.../viewform
Mais informações AQUI
Realizou-se no dia 1 de junho, em Braga no Parque Desportivo da Rodovia e organizado pelo Clube de Escalada de Braga a V Prova de Escalada Adaptada.
Esta prova bateu os records de participação: 118 participantes, em 8 categorias.
Destaca-se ainda que, pela primeira vez recebemos nesta prova participantes estrangeiros (15 atletas oriundos de Espanha).
Participaram na prova atletas da CERCI Braga, Pais em Rede (Braga), Centro Social Paroquial de Ribeirão - Casa Santa Maria , NEED Cooperativa, CERCIGUI – Guimarães, APACI BARCELOS, Alento Asociacion de Daño Cerebral - Vigo, APPACDM Maia, APPACDM de Viana do Castelo, APPACDM de Ponte de Lima, ASFSobrosa, Ascudt, APPACDM- Delegação de Ponte da Barca, ASSIS, ANAMP, ACAPO Porto, Iris Inclusiva, Clube de Escalada de Braga e alguns independentes.
Constata-se mais uma vez que o trabalho que a FPME e clubes associados têm vindo a fazer ao longo dos anos tem estado a dar os seus frutos, indo cada vez mais longe, quer no desenvolvimento da escalada nas suas várias vertentes, quer no desporto inclusivo.
Aqui ficam os pódios e reportagem fotográfica: