Comemorações do Dia Internacional das Montanhas 13 e 14/12/2019

 

 

 

Calendário de eventos

Comemorações do Dia Internacional das Montanhas 13 e 14/12/2019
Visualizações : 54

diamomtanha 2019A celebração do “DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS” foi instituída pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 2003 e pretende sensibilizar e mobilizar as populações de todo o mundo para a importância na proteção das montanhas do nosso planeta.

Este ano, para a comemoração deste evento realizar-se-ão  Jornadas sobre o tema "Montanha, desporto e desenvolvimento sustentável".

Estas Jornadas assentam numa estrutura de apresentações/comunicações durante o dia 13 de dezembro, nos períodos da manhã e tarde, com um espaço dedicado à discussão dos temas abordados e numa componente “desportiva” da celebração, no dia 14, em que será realizada uma travessia na Serra de Montesinho, com cerca de 8 km, na qual serão feitas diversas abordagens relacionadas com o tema destas jornadas, tendo em conta as condições meteorológicas.

Irão decorrer no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e na Serra de Montesinho nos dias 13 e 14 de dezembro de 2019 e são uma organização conjunta do IPB e da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME). Contam com o apoio do Grupo de Montanhismo de Vila Real, do Clube Nacional de Montanhismo e do Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação - MORE, Câmara Municipal de Bragança e Juntas de Freguesia de França e Espinhosela.

As Jornadas constituem um importante momento de abordagem a um diversificado conjunto de temas, centrados na montanha enquanto ambiente para o desenvolvimento de atividades desportivas e de lazer num quadro de desenvolvimento sustentável.

Serão apresentadas e discutidas questões como o papel dos Geoparks no desenvolvimento sustentável em áreas de montanha, a preservação ambiental, a importância dos desportos de montanha na valorização das áreas de montanhas para além de questões mais técnicas como a segurança nos equipamentos de prática desportiva em montanha nomeadamente no montanhismo e na escalada, entre outros. 

Programa e Inscrições AQUI AQUI

 

Local Instituto Politécnico de Bragança