Zonas de Escalada - Croquis

 

 

 

Croqui buracas Manule Carpinteiro 2019
 
Buracas do Casmilo 
Sector: Manuel Carpinteiro 
No Mini Milk, predominam vias curtas de quinto e sexto grau, com sombra quase todo o dia. Situado numa das vertentes Este do vale, a dimensão das vias que vai aumentando à medida que nos orientamos até ao centro do sector. As vias mais acessíveis encontram-se à esquerda, junto a uma pequena cova. O calcário é de boa qualidade e oferece uma boa alternativa ao sector Senhores de Poios (Vale dos Poios) nos dias mais quentes do Verão.

O Extreme Mini Milk é uma pequena parede vertical à sombra durante quase todo o dia com um pequeno teto nas vias à esquerda do sector. As vias são curtas e proporcionam um estilo mais “bloqueiro”. 

Descarregar Ficheiro

Croqui Poios Senhor dos Poios 2019 

 

O sector Senhores de Poios, que dá nome a um encontro de escaladores/maratona de escalada realizado em 2005, encontra-se na vertente Nordeste do Vale de Poios entre os sectores Ponta do Vale e Microondas. É sector com três zonas distintas na sua maioria em vias verticais, onde predomina o sexto grau

Na zona central do sector encontramos algumas vias atléticas interessantes, com passos de bloco em presa grande e de inclinação negativa. Mais a sul e com uma maior concentração de vias, esta zona do sector, possui uma parede vertical à direita e uma pequena cova à esquerda, onde se encontram algumas vias de presa mais “afiada”, não tão polida em comparação com o sector Microondas, por exemplo. As formas das presas em “bidedos” abundantes e, passos atléticos caracterizam este sector, com uma vista fantástica sobre o fundo do vale, onde facilmente avistamos o sector Sol Poente. 

Sombrio até ao meio da manhã, aconselhável a visita durante o final do Outono até ao final da Primavera, onde o sol incide com intensidade em dias limpos durante todo ano.