Alerta – restrição temporária para a prática da escalada no Canhão do Vale do Poio (Microondas, Viagem Secreta, Trono e Manos)

 

 

 

poios restricoes 1🚫Alerta – restrição temporária para a prática da escalada no Canhão do Vale do Poio (Microondas, Viagem Secreta, Trono e Manos)

A Federação Promotora de Montanhismo e Escalada através da informação do GPS - Grupo Protecção do Sicó, vem por este meio alertar toda a comunidade escaladora que foi detetado um ninho de corvo (Corvus Corax) na zona de confluência dos setores Microondas, Trono e Manos.

Sendo que “o corvo é uma espécie de ocorrência rara na serra do Sicó́ e este é o primeiro registo de nidificação confirmada nesta serra, pelo menos nas últimas décadas”, apelamos à sensibilização e compreensão para esta questão.

Mais se informa que, “esta espécie costuma nidificar em escarpas ou árvores de grande porte e no nosso país é geralmente bastante sensível à perturbação humana durante a sua reprodução. Esta espécie apresenta atualmente um estatuto de conservação em Portugal de Quase Ameaçado.”

“O ninho detetado apresenta indícios de estar em período de incubação (presença de ave adulta no ninho), embora não tenha sido possível confirmar a presença de ovos ou crias recéns eclodidas. O período de incubação da espécie costuma variar de 21 a 25 dias, sendo que as crias costumam permanecer no ninho entre 4 e 6 semanas.”

 Neste contexto, recomendamos a interdição temporária da prática de escalada nos setores Microondas, Viagem Secreta, Trono e Manos, incluído também, a passagem nos trilhos contíguos a estes setores, preventivamente até ao dia 15 de julho.

De salientar que os técnicos do GPS - Grupo Protecção Sicó irão monitorar a evolução do ninho e, caso se encontre inativo antes da data sugerida, a FPME e comunidade escaladora serão notificadas, para que as atividades neste local possam ser retomadas sem restrições.

 


VISITANTES

HojeHoje2251
OntemOntem2379
Este MêsEste Mês58836
TOTALTOTAL2176406

Facebook Photo Albums