Informação

 

 

 

2020 12 07 paris thumbnail 02O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou em reunião de 7 de dezembro que a escalada Desportiva foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A decisão é mais um marco na história da IFSC, International Federation of Sport Climbing na sequência da inclusão da modalidade  nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e a apenas oito meses da sua  estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O Conselho Executivo do COI confirmou também a proposta de separar as provas de escalada de Velocidade das de Bloco e Dificuldade, aumentando para dois o número de eventos na modalidade assim como o número de medalhas para quatro relativamente às duas de Tóquio 2020.

Também o número de participantes aumentará para 68 em Paris 2024, um aumento significativo relativamente aos 40 que vão competir em Tóquio 2020 em agosto próximo.

Além da Escalada Desportiva, foram também adicionados ao programa dos JO Paris 2024 o Breakdance, o Skate e o Surf.

O presidente da IFSC, Marco Scolaris, disse: 

Estamos gratos ao Conselho Executivo do COI por confirmar a nossa inclusão nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Gostaríamos também de agradecer ao Comité Organizador dos JO Paris 2024 pelo seu apoio constante. pela parte da IFSC este é o resultado do árduo trabalho realizado no ano passado por aqueles que acreditaram no sonho: o Conselho Executivo do IFSC, as Federações Nacionais, atletas, oficiais e funcionários: . Estamos passando pelo momento mais difícil da nossa história devido ao COVID-19, mas temos quatro anos intensos e desafiadores pela frente. Estamos inspirados e motivados. Sendo escaladores, quanto mais difícil for o desafio que enfrentamos, melhor nosso desempenho. ”

A Secretária Geral da IFSC Debbie Gawrych disse:

“É impressionante olhar para trás e ver o quanto conquistámos desde a nossa fundação em 2007. A inclusão no Programa dos JO Paris 2024 é um pilar fundamental no Plano Estratégico da IFSC, e estamos tão preparados e determinados como sempre estivemos para fazer uma estreia brilhante em Tóquio 2020, e um bis ainda melhor em Paris 2024. ”

Os Jogos da XXXIII Olimpíada estão programados para acontecer na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

A FPME é a única federação portuguesa que integra a IFSC e a única reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional para particpar nos Jogos Olímpicos.

UIAA Statement GA20202  GA Participants 2020 web 1024x683 

 

 

 

 

 

 

Nos passados dias 23 e 24 de outubro a UIAA organizou a 1ª AG, on-line.

A Pandemia provocada pelo Covid19 foi a razão substantiva e incontestável para que esta AG se realizasse com estes originais contornos.

Durante o mês anterior, a Direção e Presidente da UIAA, em funções, dedicaram-se exaustivamente a criar as melhores condições técnicas e comunicacionais para que os delegados das federações nacionais filiadas, estivessem presentes de forma constante e participativa.

A FPME como membro associado esteve presente em algumas reuniões preparatórias, na semana que antecedeu a Assembleia.

No dia 24 devido a algumas dificuldades na receção on-line a FPME, através do seu delegado Carlos Gomes, pôde, apenas, assistir ao decorrer da AG através da plataforma Youtube, sendo uma testemunha clara do êxito desta grandiosa reunião dos montanhistas e alpinistas de todo o mundo.

Estiveram presentes 119 delegados e convidados de 63 países, evidenciando-se o facto de terem participado 49 federações na qualidade de membros efetivos, destacando-se o representante português, o CNM. Na assistência à Assembleia do dia 24, estiveram presentes cerca de 250 pessoas representando diversos organismos internacionais incluindo a FPME conforme foi focado anteriormente.

AG IFSC2020 logoPA 2020A XVI Assembleia Plenária da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) decorreu nos dias 13 e 14 de novembro e, mais uma vez contou com a presença da FPME, única federação portuguesa que a integra.

Esta reunião, dividida em dois dias, iniciou-se com a intervenção do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, que parabenizou a IFSC e seus delegados pela capacidade que a federação tem revelado na superação dos desafios causados pela pandemia COVID-19:

“Temos visto nas últimas semanas e meses quer seja no desporto quer na vida que, somos sempre mais fortes juntos. É por isso que estamos felizes por ter parceiros confiáveis, como o IFSC, ao nosso lado.” (Thomas Bach na sua intervenção da XVI PA da IFSC).

Nesta PA, ratificou-se a entrada de mais seis membros:Sport Climbing Fiji (SCF), Uganda Sport Climbing Federation (USCF) , Malta Sport for All (MSFA), Mauritius Sport Climbing Federation (MSCF), Nepal Climbing Sport Association (NCSA), Saudi Climbing and Hiking Federation (SACHF).

informa 4Devido a esta situação que estamos todos a passar, excecionalmente, a FPME vai optar por manter a sede em funcionamento durante todo o mês de agosto. Os moldes do funcionamento serão os mesmos dos últimos meses, ou seja, iremos continuar em teletrabalho.

Esperamos que assim também nós possamos contruir de alguma forma para um regresso gradual à normalidade.

Salientamos que num esforço conjunto da FPME com a Liberty, desde à muito tempo estamos a conseguir que todos os seguros pedidos até quarta feira fiquem ativos na sexta, no entanto são prazos muito apertados e não podemos garantir que seja sempre assim.

Relembramos que os pedidos de seguros anuais devem ser realizados com um prazo mínimo de 10 dias para os seguros Liberty e com 15 dias para os seguros CAF. Relativamente aos seguros diários devem fazer o pedido com um mínimo de 5 dias de antecedência.

VISITANTES

HojeHoje162
OntemOntem1850
Este MêsEste Mês40879
TOTALTOTAL2389851

Facebook Photo Albums