Competições Internacionais

 

 

 

tania espTânia Chaves, atleta da Seleção Nacional de Escalada Adaptada e do  Clube de Escalada de Braga, acaba de vencer a prova do Campeonato de Espanha de Paraclimbing, que decorreu este domingo em Madrid, no Indoor Clmbing Gym.
Mais um troféu para a nossa atleta que em 2022 conseguiu a primeira medalha internacional para Portugal em Salt Lake City (EUA) onde arrecadou o Bronze na Taça do Mundo.
Depois de uma cirurgia ao ombro e uma recuperação demorada, Tânia recuperou ainda a tempo do Campeonato do Mundo de 2023 que decorreu em Bern, na Suíça onde obteve o 5º lugar na primeira via, o 6º lugar na segunda via, com classificação final de 6º lugar.
Um bom presságio para a época que ai vem, numa altura em que o IPC se prepara para anunciar se o Paraclimbing estará ou não presente nos jogos olímpicos de Los Angeles em 2028.
Entretanto a Tânia, o CEB e a FPME  vão trabalhando para alimentar o sonho de uma presença nacional olímpica na escalada em 2028.
Parabéns Tânia

neres direnoRealizou-se nos dias 2 e 3 de setembro a segunda prova do circuito IFSC Europe - Continental Lead Cup (L) Casalecchio di Reno (ITA) 2023, onde o atleta André Neres competiu na prova de escalada de dificuldade. Nesta segunda e última prova do Circuito de escalada de dificuldade da Europs, a nosso atleta foi acompanhado pelo técnio Pedro Alves.

O André obteve uma boa classificação ficando em 28º lugar em 41 participantes, ficando a 4 lugares de poder ser apurado para as semi-finais. Foi uma das melhores classificação de sempre de um atleta português em competição internacionais no escalão de seniores.

Como referido noutros artigos, a participação nestas provas internacionais é uma aposta da Federação para o crescimento da modalidade em Portugal nos próximos anos. É sobejamente conhecido que as condições no nosso país são escassas, o que engradece ainda mais a determinação dos nossos atletas em representar Portugal.

Resultados da competição podem ser vistos AQUI

 

 

Cartaz altissimoÉ já no próximo dia 16 de setembro que se irá realizar-se no Altíssimo a prova do campeonato Nacional de Escalada de dificuldade.

A prova será para o escalão único 14+ e atribuirá o título de Campeão nacional.

A prova será aberta a todos os filiados na FPME - Federação Portuguesa de Escalada de Competição  possuidores de um seguro nível 3 da FPME ou equivalente.

Aplica-se o Regulamento de Competições Nacionais de Escalada de Competição da FPME, ressalvando-se que só poderão participar nesta prova os atletas nascidos no ano de 2009 e anteriores e com licença FPME válida para o ano em curso.

Poderão ainda participar nesta competição atletas internacionais de qualquer federação que integre a IFSC (International Federation of Sports Climbing).

Esta competição servirá para consagrar o atleta nacional vencedor do Campeonato Nacional de Escalada de Dificuldade de 2023.

Para todas as informações e inscrições no evento clique no seguinte link.

IMG 20230805 WA0006Realizou-se nos dias 21 e 22 de julho a segunda prova do circuito IFSC Europe - Continental Cup (L,S) - Žilina (SVK) 2023, onde os atletas André Neres e Gustavo Cunha competiram na prova de escalada de dificuldade.

Os atletas obtiveram os seguintes resultados:

 André Neres: #43

Gustavo Cunha:#49

A participação nestas provas internacionais é uma aposta da Federação para o crescimento da modalidade em Portugal nos próximos anos. É sobejamente conhecido que as condições no nosso país são escassas, o que engradece ainda mais a determinação dos nossos atletas em representar Portugal neste contexto de competição.

Acreditamos no trabalho das equipas técnicas, nos atletas que representam as selecções nacionais, o que nos dá força para encarar o futuro da modalidade.

A FPME – Federação Promotora de Escalada de Competição agradece aos atletas pela participação e contributo prestado.

Francisco Crisanto

Diretor Técnico Nacional

  • IMG-20230805-WA0003.jpg
  • IMG-20230805-WA0004.jpg
  • IMG-20230805-WA0005.jpg
  • IMG-20230805-WA0006.jpg
  • neres_direno.jpg

imst
cunhaRealizou-se entre os dias 30 de junho e 2 de julho em Imst, Áustria, a terceira prova da Taça da Europa de Escalada de Dificuldade (European Youth Cup - Lead). A FPME e Portugal estiveram representados nesta prova, sendo que é à primeira vez desde 2019 que atletas da seleção jovem de Portugal participam numa competição internacional de escalada de dificuldade.
Gustavo Cunha, um dos nossos melhores atletas obteve a 30º numa competição que contou com 35 participantes no escalão de juniores.

logo event eyc Soure2023Voluntários European Youth Cup, Soure 2023
Nos próximos dias 22 e 23 de abril e, novamente em Soure, irá decorrer uma prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco, para jovens. Pela sétima vez consecutiva o Núcleo de Escalada de Soure e a Federação Promotora de Escalada de Competição unem esforços para evar a cabo à organização de mais um evento que coloca o nosso País no mapa das competições internacionais da International Federation of Sport Climbing (IFSC).

Para tal, a organização está disposta a garantir a todos os atletas e respetivas comitivas, um evento de elevada qualidade fazendo deste, um evento obrigatório no calendário da IFSC.

Para que consigamos atingir tais metas é fundamental e preponderante o envolvimento dos Clubes (através dos seus associados), que queiram participar, mais uma vez como voluntários, no sucesso do European Youth Cup – Soure 2023.

Por conseguinte, serão necessários recursos que estejam disponíveis e/ou motivados a colaborar nas seguintes tarefas/equipas de trabalho:
- Júris de prova/escovas;
- Fotografia/filme;
- Logística (gestão do espaço de competição)

Quem estiver disponível, é favor de responder ao mail e preencher o formulário, indicando qual a tarefa que pretende colaborar, bem como a disponibilidade para assegurar a respetiva tarefa, até ao próximo dia 16 de abril.

Dia 21 de abril (6ª feira) - das 20h:00 às 23h:00 (Reunião geral de voluntários/reunião técnica de júris/logística do espaço de prova)
Dia 22 de abril (sábado) – das 07h00 às 22h00 (qualificações/limpeza do espaço de prova);
Dia 23 de abril (domingo) – das 07h00 às 18h00 (finais/arrumação e limpeza do espaço de prova)

A organização assegura os jantares de 6ª feira (21 de abril) e sábado (22 de abril) e também a alimentação volante durante o período da competição dos dias 22 e 23 de abril.
As dormidas serão em sala de aula da escola básica, sendo disponibilizadas camas de campanha.

Formulário para inscrição:

EYCSoure GrupoEste fim-de-semana 23 e 24 de abril, decorreu, em Soure, a segunda e última prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco de 2022 para os escalões jovens. Esta prova, que integra o calendário da IFSC, International Federatation of Sport Climbing é a única prova internacional de escalada que se realiza na Península Ibérica, sendo o sexto ano consecutivo que se realiza em Portugal, mais concretamente em Soure.

A competição contou com a participação de 230 atletas e 37 técnicos oriundos de 19 países e ainda com a participação do júri internacional Johannes Altener, os juris presidentes portugueses Pedro Matos e Valeriya Letyuka.Esta prova contou com a uma fantástica equipa de route setting liderada por Sergio Vedasco e composta por João Évora, Maragda Grbarre, Filipe Carvalho, João Sabugueiro Nataleigh Bell e Luka Muzur.O evento foi organizado pela FPME e pelo NESoure contando com o apoio do Município de Soure e com uma fanstástca equipa de voluntários.EYCSoure Voluntarios
 

Parabéns a todos.

Algumas fotos do evento

https://photos.app.goo.gl/qCH5eG3SMGoiq45v9

https://photos.app.goo.gl/QJo9ysphmUu9LgqC7

https://photos.app.goo.gl/ARzYgjZ8Pf4HS2UP9

https://photos.app.goo.gl/pfqBFTcLTEtHQvBQA

logo event eyc Soure2022Voluntários European Youth Cup, Soure 2022
Nos próximos dias 23 e 24 de abril e, novamente em Soure, irá decorrer uma prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco, para jovens. Pela sexta vez o Núcleo de Escalada de Soure e a Federação Promotora de Montanhismo e Escalada Desportiva unem esforços para assim levar a cabo à organização de um evento que coloca o nosso País no mapa das competições internacionais da International Federation of Sport Climbing (IFSC).

Para tal, a organização está disposta a garantir a todos os atletas e respetivas comitivas, um evento de elevada qualidade fazendo deste um evento obrigatório no calendário da IFSC.

Para que consigamos atingir tais metas é fundamental e preponderante o envolvimento dos Clubes (através dos seus associados), que queiram participar, mais uma vez como voluntários, no sucesso do European Youth Cup – Soure 2021.

Por conseguinte, serão necessários recursos que estejam disponíveis e/ou motivados a colaborar nas seguintes tarefas/equipas de trabalho:
- Júris de prova/escovas;
- Fotografia/filme;
- Logística (gestão do espaço de competição)

Quem estiver disponível, é favor de responder ao mail e preencher o formulário, indicando qual a tarefa que pretende colaborar, bem como a disponibilidade para assegurar a respetiva tarefa, até ao próximo dia 16 de abril.

Dia 22 de abril (6ª feira) - das 20h:00 às 23h:00 (Reunião geral de voluntários/reunião técnica de júris/logística do espaço de prova)
Dia 23 de abril (sábado) – das 07h00 às 22h00 (qualificações/limpeza do espaço de prova);
Dia 24 de abril (domingo) – das 07h00 às 18h00 (finais/arrumação e limpeza do espaço de prova)

A organização assegura os jantares de 6ª feira (22 de abril) e sábado (23 de abril) e também a alimentação volante durante o período da competição dos dias 23 e 24 de abril.
As dormidas serão em sala de aula da escola básica, sendo disponibilizadas camas de campanha.

Formulário para inscrição:

Chambery

IFSC Europe - Continental Youth Cup (B) - Chambéry (FRA) 2022

9 April - 10 April 2022
Foram convocados para representar a FPME na Taça da Europa de Escalada de Bloco, que se irá realizar em Chambéry, França, os seguintes atletas: 

Escalão Iniciados (Youth B 2007/2008)

Escalão Juvenil (Youth A 2005/2006)

Escalão Júnior

(Junior 2003/2004)

Masculinos

(Male)

Pedro Gonçalves (CMFF)

Diogo Correria (NESoure)

Daniel Augusto (CEBI)

Leonardo Silva (NME)

Vasco Avelar (ATV)

Afonso Crisanto (CMFF)

Filipe Carvalho (CEM)

José Gomes (CEM)

Gustavo Cunha (ACERT)

Femininos

(Female)

Lara Ramalho (NESoure)

Laura Matos (ATV)

Mariana Carvalho (CEM)

Sara Santos (CMFF)

Ariana Simões (CMFF)

Olívia Martins (CEB)

 

IFSC Europe - Continental Youth Cup (B) - Soure (POR) 2021

IMG 2634

A segunda e última prova da Taça da Europa de Escalada de Bloco de 2021 para os escalões jovens, decorreu em Soure, no passado fim-de-semana. Esta prova, que integra o calendário da International Federatation of Sport Climbing (IFSC) é a única prova internacional de escalada que se realiza na Península Ibérica, sendo o quinto ano consecutivo que se realiza em Portugal.

A competição contou com a participação de 199 atletas e 44 técnicos oriundos de 22 países, designadamente Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Alemanha, Grécia, Israel, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Polónia, Portugal, Eslovénia, Suíça, Eslováquia, Suécia e Ucrânia e ainda com a participação um júri internacional alemão, um júri português, dois equipadores polacos, uma italiana, um espanhol e dois portugueses.

A competição, considerada pelas várias comitivas presentes como a melhor prova do ano, teve um formato diferente do habitual, devido às restrições impostas pela pandemia sendo composta por duas fases, a fase de qualificação, no sistem 5x5, cinco blocos para escalar em cinco minutos com cinco minutos de repouso e a fase final, no sistema 4x5, quatro blocos em cinco minutos com cinco minutos de intervalo.

Os primeiros classificado de cada escalão foram.

Juniores - Davide Marco Colombo (ITA) e Lucija Tarkus (SLO)

Youth A (juvenis) - Emil Zimmermann (GER) e Sara Copar (SLO)

Youth B (Iniciados) - Gorazd Jurekovič (SLO) e Anna Bolius (AUT)

A participação portuguesa, apesar do empenho da FPME, dos clubes que a sustentam e do árduo trabalho efetuado pelos atletas, pautou-se por um modesto resultado. Isto é fruto de incongruência política, do facto de um Secretário de Estado atribuir ilegalmente o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva a uma federção que não cumpre os requisitos para a ter. Federação esta que não pode apresentar atletas em competições internacionais por não ser reconhecida pela Federação Internacional (IFSC) que tutela a modalidde. A mesma federação que recebe dezenas de milhares de euros para o desenvolvimento da escalada, para as seleções nacionais, para a organização de competições mas que desaparecem sem que nada disso seja feito e sem que se saiba o destino dos ditos milhares.

Calendário de Atividades

Próximos Eventos

Associações Filiadas

  • 100limites.png
  • Academico de Torres Vedras.jpg
  • ACERT_LOGO_branco_cores.jpg
  • ADA_desnivel.png
  • ADEB.png
  • AEGSampaio.jpg
  • Alto_Trilho.jpg
  • AMEA.jpg
  • Associacao dos Amigos da Serra da Estrela.png
  • CAAL.jpg
  • CALAG.jpg
  • CEBI.jpg
  • cem.jpg
  • cmff.png
  • CMGuarda.jpg
  • CM Seia.jpg
  • cnm.jpg
  • gardunhaviva.jpg
  • GCBragança.jpg
  • GEM.png
  • GM Vila Real.jpg
  • GPS-Sico.jpg
  • logo-celtas.png
  • logo_nesoure.jpg
  • NEMA-CEB.png
  • NES.jpg
  • NMEF-CDP.jpg
  • Nucleo_de_Montanha_de_Espinho.jpg
  • Raia_Aventura_2.jpg
  • Vertical.jpg