Montanhismo

 

 

 

asestrela2024VENHA ENCONTRAR-SE COM A MONTANHA
Vai realizar-se nos dias 09, 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2024 na Serra da Estrela o ASESTRELA 2024. Esta atividade Invernal de Montanha  está inserida nas Comemorações do 42º Aniversário da ASE e tem como lema "A Outra Estrela".


O ASESTRELA vai proporcionar aos que decidam dele fazer parte, um encontro INVERNAL com a montanha com um programa digno dos que defendem a Serra da Estrela e para todos os que a procuram na busca do melhor que a montanha lhes pode dar.


Sendo uma actividade invernal que se irá desenvolver com sabor a montanhismo, é necessário que os participantes estejam bem equipados, principalmente para o caso das condições atmosféricas se revelarem adversas

TODAS AS INFORMAÇÕES AQUI

INSCRIÇÕES AQUI

NET Travessia invernal 2024Vai realizar-se nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, a primeira atividade de montanhismo do calendário de atividades da FPME, denominada XIII Marcha de Montanha - Travessia Invernal 2024.
 
A atividade vai ser organizada pelo Grupo de Montanhismo de Vila Real, que mais uma vez se preve está à altura da tradição montanheira deste evento desportivo.
 
Informações e inscrições disponíveis em:
https://www.grupomontanhismovr.com/vilareal/
Inscrições fecham em 16/01/2024, 20H00

 

dia da montanhaA celebração do “DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS” foi instituída pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 2003 e pretende sensibilizar e mobilizar as populações de todo o mundo para a importância na proteção das montanhas do nosso planeta.
Neste contexto, a Universidade da Beira Interior e a Camara Municipal da Covilhã, vão comemorar o Dia Internacional das Montanhas 2023, sob o tema “Montanha: Formação, Conhecimento e Experiência.
Esta Jornada irá decorrer na Covilhã no dia 11 de dezembro de 2023 em parceria com a FPME - Federação Portuguesa de Escalada de Competição, a Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) e a European Network of Outdoor Sports (ENOS).
Este dia constituirá um importante momento para a descoberta e valorização da Montanha, bem como para a partilha e discussão de boas práticas de formação das atividades desportivas e de lazer de Montanha num quadro de desenvolvimento sustentável.
Objetivos
Celebrar o Dia Internacional das Montanhas
Difundir e valorizar aspetos de natureza técnica, metodológica e científica sobre as especificidades e respetivo enquadramento da formação e regulação das atividades desportivas e de lazer de montanha.
Estrutura do Evento
O evento assenta num modelo misto: de manhã os participantes serão convidados a descobrir, experimentar e vivenciar a Montanha (caminhada na Serra da Estrela) e da parte da tarde haverá lugar a comunicações, partilhas e debate sobre o papel das IES na formação e regulação das atividades desportivas e de lazer de montanha.

Comissão organizadora
Kelly O’Hara (UBI)
Sérgio Figueiredo (UBI)
Rui Brás (UBI)
Carlos Gomes (FPME)
José Maria Saraiva (ASE)

Download do programa

Gardunhaviva2023A Gardunha Viva – Associação de Montanhismo do Fundão, associação da FPME, irá organizar, entre os dias 24 a 26 de março de 2023, o Encontro Ibérico de Montanhismo, com realce para as comemorações do 25º aniversário da Travessia da Gardunha.

Estima-se a presença de 300 pessoas na edição deste ano, numa atividade que terá como cenário a encosta da serra da Gardunha, que estará na data da iniciativa pintada pelas cerejeiras em flor, e a Aldeia Histórica de Castelo Novo.

A Travessia da Gardunha conseguiu ao longo destes 25 anos atrair milhares de praticantes de todo o país e de regiões fronteiriças de Espanha, sendo já uma referência para os amantes de caminhadas e vida ao ar livre.

No dia 24 de março irá decorrer a receção aos participantes vindos das paragens mais distantes, no dia 25 (sábado) será realizado um percurso pedestre em Vale de Prazeres, seguido de almoço convívio, e no dia 26 (domingo) irá realizar-se a tradicional Travessia da Gardunha, que irá ligar o Fundão à Aldeia Histórica de Castelo Novo, passando por Alcongosta.

Todas as informações e inscrições AQUI

CARTAZ A3 XII  MARCHA MONTANHA   JAN 2023 com margensPara as dezenas de montanhistas que pretendem começar o novo ano a fazer o que mais gostam, montanhismo, aqui vão as primeiras informações respeitantes à XIIª Edição da Marcha de Momtanha -Travessia Invernal, a primeira atividade do calendário da FPME. A organização, mais uma vez a cargo do nosso filiado GMVR, garante aos participantes um percurso muito interessante com locais de passagem fascinantes.
Local: Serra do Alvão, vertente Oeste, concelhos de Ribeira de Pena e Mondim de Basto.
Em breve haverá mais informações.

aseApós os terríveis incêndios do verão passado que quase reduziram a serra a cinzas com particular incidência no Parque Natural os naturais e residentes começam a mobilizar-se no sentido da reabilitação arbórea da região. Numa primeira fase a sociedade civil, de forma espontânea ou organizada em associações cuja matriz de proteção ambiental é permanente, começou a fazer a replantação. Destaque-se delas o ASE – Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela e o CAAL.

Estes clubes, filiados na FPME, têm-se mobilizado por esta causa tão nobre. Quem ama a serra não poderá ficar indiferente e certamente virá a dar o seu contributo.

A FPME considera que, em face da tragédia referida e das prioridades na sua reabilitação, que vai demorar dezenas de anos, a comemoração do DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS, habitualmente realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, possa ter em 2022 este perfil de celebração. Acreditamos que esta decisão irá receber o aplauso dos montanhistas e escaladores portugueses e da comunidade civil, em geral.

DIA 17 DE DEZEMBRO, sábado, haverá uma nova ação de reflorestação.

Ponto de encontro para a sementeira é no Parque de Campismo Rural do Beijame, pelas 09h00. 

Serra darga 2022O Encontro de Escaladores da Serra D'Arga organizado pelo CEB está de volta.
Um evento ideal para miúdos e graúdos numa das melhores escolas de escalada de rocha do país. Com uma vista belíssima. Uma enorme quantidade de vias de iniciação e agora com novos desafios para os mais experientes.
Após um hiato provocado pela pandemia regressámos com mais vias e um novo local de estadia. Desta vez ficaremos hospedados no Parque de Campismo de Covas, ainda mais perto das vias de escalada, num dos campings mais bem cotados do pais e a promessa de fazer muito uso da sua piscina 🙂
A inscrição terá um valor de 10€ por noite ou 15€ por duas noites e incluí a estadia em tenda ou viatura no Parque de Campismo. Toda a receita do evento será canalizada para o contínuo desenvolvimento e manutenção da zona de escalada da Serra D'Arga.
Obrigado a todos pelo interesse e até breve. 

ATRAV GARDUNHA 2022 Gardunha Viva - Associação de Montanhismo do Fundão irá promover, nos dias 25, 26 e 27 de Março de 2022, o Encontro Ibérico de Montanhismo com a tradicional XXIV Travessia da Gardunha atividade inserida no calendário nacional da Federação Promotora de Montanhismo e Escalada.

Serão dois dias de muita atividade e convívio entre os amantes da vida ao ar livre, visitando  a aldeia do Alcaide onde iremos percorrer a Rota da Portela e a aldeia histórica de Castelo Novo onde irá acabar a XXIV Travessia da Gardunha.

Não fique em casa e venha passar um dia cheio de atividade na nossa Serra da Gardunha.

Todas as informações e inscrições AQUI

 

Programa Provisório

Dia 26 (sábado)

10:00 - Inicio da Caminhada
(aproximadamente 12 kms)

17:00 - Bivac sob milhares de estrelas!
(a organização faz o transfere da tenda)

Dia 27 (domingo)

09:30 - Inicio da Caminhada
(aproximadamente 13kms)

14:00 - Almoço Comemorativo
(do 40º aniversário da ASE)

É Obrigatório

Levar frontal com baterias.

Calçado e roupas adequadas para a montanha com temperaturas negativas.

Tenda, saco cama e colchonete

TODAS AS INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES AQUI

Marcamontanha 2022Dois dias esplendorosos com um " fresquinho" conveniente, mas sem chuva foram componentes essenciais para um grande sucesso na organização da XI MARCHA NACIONAL DE MONTANHA - TRAVESSIA INVERNAL  a primeira atividade de montanhismo do calendário da FPME para 2022.
Mais uma vez, o clube organizador, o GMVR, esteve à altura da tradição montanheira deste evento desportivo. 
A ausência do evento em 2021 por causa da pandemia foi um ingrediente importante na  expectativa de um bom convívio montanheiro que este ano teve como palco a serra do Alvão nas vertentes totalmente localizadas no concelho de Vila Real.
A ausência do jantar convívio que  o clube organizador adequadamente entendeu suspender,  não perturbou ou fez reduzir o número de participantes, tal era a vontade de descobrir e calcorrear novas veredas que, infalívelmente, o GMVR iria proporcionar aos montanhistas presentes.
Cerca de 70 inscrições em representação de 7 clubes, destacando os " veteranos GMVR, CAAL, e Gardunha Viva, aos quais se juntaram  o CMG, AD Desnivel, CMA e mais uma dúzia de montanhistas individuais, alguns deles vindos do Algarve. Este colorido grupo animou este magnífico e exigente passeio não deixando de se divertir e apreciar belos recantos paisagísticos 
O percurso com uma extensão aproximada de 32 km , equilibradamente endurecidos por um desnível acumulado positivo de 1200 metros, apesar de  exigente,  não incomodou os montanhistas presentes, significativamente bem preparados.
Talvez o providencial Caldo de Cebola, bem quentinho, juntamente com outras iguarias que  a organização ofereceu  tenham sido um reforço importante para o bom desempenho dos desportistas participantes.
 
Fotografias podem ser vistas:
 
 

SITE NET   XI MNM 2022Vai realizar-se nos próximos dias 15 e 16 de janeiro a XI MARCHA NACIONAL DE MONTANHA - TRAVESSIA INVERNAL 2022, a primeira atividade do calendário FPME em 2022.

Esta atividade terá o seu início às 07:30  sendo o ponto de encontro em no desvio norte para Lamas de Olo.

Dia 15 - Sábado
MARCHA TRAVESSIA -1ª ETAPA (Torre de Quintela - Arnal - Lamas de Olo)
8:40 – Torre de Quintela: Início da Marcha
13:00 – Arnal (Reforço alimentar, necessário levar malga/colher/copo)
14:00 - Continuação da marcha
17:30 – Chegada a Lamas de Olo (Fim da 1ª ETAPA)
 
Dia 16 - Domingo
MARCHA TRAVESSIA -2ª ETAPA  (Circular Lamas de Olo)
08:45 – Concentração no desvio (sul) para Lamas de Olo:
09:00 - Reinício da Marcha
11:00 - Passagem nas Antenas do Alvão
14:00 –  Chegada a Lamas de Olo e Encerramento XIª Marcha Nacional de Montanha

Programa e  informações AQUI
Inscrições AQUI


dmm

FEDERAÇÃO PROMOTORA DE MONTANHISMO E ESCALADA

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS 2020

Montanha, desporto e desenvolvimento sustentável

11-12 de dezembro de 2020

UBI COVILHÃ

 Organização Conjunta:

 Universidade da Beira Interior (UBI) e Federação Promotora de Montanhismo e Escalada (FPME)

 

INFORMAÇÃO:

A Pandemia mundial provocada pelo denominado COVID 19 afetou, de forma desigual, todos os eventos desportivos do planeta.

No que diz respeito à FPME, são de assinalar os cancelamentos e adiamentos dos Jogos Olímpicos, no Japão e de diversos Campeonatos do Mundo e Europeus de Escalada.

Num contexto desportivo mais lúdico, assinale-se ainda um imenso leque de atividades de escalada e de montanhismo que a FPME suspendeu. Com toda a prudência e respeito pelas normas da DGS os mesmos passos foram dados pelas muitas dezenas de clubes nossos filiados e consequentemente os nossos praticantes.

Destaque-se pela proximidade cronológica a celebração do DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS, cujo programa contava em 2020 e precisamente, no dia 11 deste mês, com a iniciativa organizativa partilhada entre a FPME e a Universidade da Beira Interior. Neste evento estava também prevista a participação da ASE e do CMG.

O Covid trocou-nos as voltas, mas não nos venceu!

E com otimismo informamos que em 2021, nos dias 10 e 11 de dezembro celebraremos, com os mesmos parceiros e seguramente com os mesmos convidados a IIIª Edição do DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS.

euma 0International Mountain Day - December 11, 2020

Appeal by the EUMA (European-Mountaineers)

We love the mountains - AND we respect the mountains, especially in times of Covid 19 and climate change!

Winter mountaineering and ski touring are particularly popular right now because the risk of infection in the outdoors is low. However, the dangers in the mountains are not impressed by more or less danger of infection. They remain as they have always been! Not being infected does not mean that we are immune to accidents, injuries from falls or avalanches. On the contrary: an increasing number of inexperienced ski-mountaineers will increase this risk.

So let's be extra careful not to expose the people who will hopefully rescue us to additional dangers. Mountain rescuers have to face alpine risks because of the people who have been involved in an accident. In addition, they now have to wear protective masks during their strenuous work and are exposed to an increased risk of infection due to the physical proximity during the rescue operation. After that, let’s hope the hospital will not be overrun...

We, the European Mountaineering Federation, are not the only ones who fear that popular mountain areas will be overrun, especially in the pandemic season. We therefore recommend switching to “less cool” destinations. 

imdINTERNATIONAL MOUNTAIN DAY

Tomorrow - 11 December - marks the annual United Nations’ International Mountain Day (IMD).The theme of this year's IMD is biodiversity. The UIAA has been incredibly active in the build up to IMD working with a number of partners and members such as the United Nations Environment Programme (UNEP), Mountain Partnership, the Mountain Research Initiative (MRI) and biodiversity-focused projects showcased as part of the UIAA Mountain Protection Award. Further details are provided below.

On 11 December itself, the UIAA will be represented at two online international conferences. 

UIAA President Peter Muir is a guest at Mountain Partnership's Mountain Biodiversity Mattersevent (14:30-16:15 CET). Details on how to follow the event live can be found 
here. The UIAA will also share a livestream on its Facebook channel.

UIAA Mountain Protection Commission President Dr Carolina Adler is a panellist at the 
United Nations Environment Programme (UNEP)'s Adventure for Climate Action conference (15:30-16:45 CET). Details on how to register for the event can be found here. UNEP will provide the UIAA with a recording of the event to share on its channels.

DOUG SCOTTdsco

The UIAA is saddened to hear about the death of legendary British mountaineer and its honorary member and long-time delegate Doug Scott.

Doug passed away in the early hours of Monday 7 December at the age of 79. Confirming the news, the British Mountaineering Council (BMC), for whom Scott was a patron, paid tribute on its website. The UIAA has shared tributes to Doug from across the global in the following article.

Mais artigos...

Calendário de Atividades

Próximos Eventos

Associações Filiadas

  • 100limites.png
  • Academico de Torres Vedras.jpg
  • ACERT_LOGO_branco_cores.jpg
  • ADA_desnivel.png
  • ADEB.png
  • AEGSampaio.jpg
  • Alto_Trilho.jpg
  • AMEA.jpg
  • Associacao dos Amigos da Serra da Estrela.png
  • CAAL.jpg
  • CALAG.jpg
  • CEBI.jpg
  • cem.jpg
  • cmff.png
  • CMGuarda.jpg
  • CM Seia.jpg
  • cnm.jpg
  • gardunhaviva.jpg
  • GCBragança.jpg
  • GEM.png
  • GM Vila Real.jpg
  • GPS-Sico.jpg
  • logo-celtas.png
  • logo_nesoure.jpg
  • NEMA-CEB.png
  • NES.jpg
  • NMEF-CDP.jpg
  • Nucleo_de_Montanha_de_Espinho.jpg
  • Raia_Aventura_2.jpg
  • Vertical.jpg