COMUNICADO DE IMPRENSA

comun de imprensa

Tendo em conta a publicação recente de algumas noticias em diversos órgãos da comunicação social relativamente à situação da escalada de competição em Portugal e à participação de atletas portugueses nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) considera necessário e extremamente oportuno fornecer algumas notas que clarifiquem a situação e para as quais peço a vossa atenção:

1 A Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) é a única federação portuguesa reconhecida internacionalmente para poder apresentar atletas em competições internacionais, campeonatos europeus, mundiais e jogos olímpicos.

2. A FPME é a única federação portuguesa membro efetivo da instituição que rege a escalada de competição nível mundial, a International Federation of Sport Climbing (IFSC), reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional.

3. A representação de atletas portugueses nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 não está em risco nem comprometida por diferendos ou impasses entre federações. A FPME, como é sua missão, possui um projeto olímpico que já se encontra em fase de implementação desde 2016 e que tem como base os atletas que participam nos estágios e competições nacionais e internacionais.

4. A participação nas provas internacionais de apuramento, com os regulamentos já definidos pelo IFSC e Comité Olímpico Internacional (COI) é o único modo de poder obter as classificações mínimas para os atletas portugueses poderem participar nos referidos jogos não dependendo, portanto da sua vontade, ou desejo, mas sim dos resultados que  obtiverem nas competições internacionais de apuramento para os JO.

5. Apesar de, só a partir de 2016 a escalada de competição ter integrado no lote de modalidades olímpicas, a FPME, desde 2004, participa regularmente em competições internacionais sob a égide da IFSC, tendo em 2016 e 2017 organizados, em Portugal, provas do Campeonato da Europa desta modalidade.

6. A FPME à luz das decisões tomadas pelo Comité Olímpico Internacional que definem claramente a necessidade dos Comités Olímpicos Nacionais de integrarem como membros de pleno direito as federações nacionais que representam internacionalmente as modalidades consideradas olímpicas, solicitou já a sua inclusão no Comité Olímpico de Portugal.

Espinho, 20 de junho de 2017

P'A Direcão

Calendário de Atividades

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Próximos Eventos

Associações Filiadas